Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

O papel do BC e os fracos níveis de literacia

O papel do BC e os fracos níveis de literacia

Por Isabel Marques

A associação do branded content (BC) aos publishers nacionais de maior relevância, especialmente em ambientes de escrita, tem desempenhado um papel fundamental na credibilidade do formato.


Ao partilhar o mesmo espaço que o conteúdo editorial, garantindo o mesmo nível de rigor e a preocupação de oferecer aos leitores histórias de qualidade, com propósito e contextualização, as marcas conseguem estabelecer uma ligação mais profunda com o público.  Além disso, a contextualização proporcionada pelo conteúdo editorial permite que as marcas transmitam a sua mensagem de forma mais eficaz, conhecimento e expertise na sua área de atuação. 

O seu papel torna-se ainda mais relevante em países com baixos níveis de literacia ajudando a promover a alfabetização e a relação com a leitura e a escrita. São várias as áreas/formas em que o seu papel poderá ser determinante:

  1. Educação: o BC pode ser usado como uma ferramenta educacional onde as marcas e organizações podem criar conteúdo envolvente e informativo que incentive a prática da leitura ou uma melhor compreensão dos temas.
  2. Saúde: o BC pode ser usado como uma ferramenta eficaz para educar o público sobre questões de saúde, disseminar informações precisas e aumentar a consciencialização sobre doenças, condições médicas, prevenção e promoção da saúde. Por meio de histórias, artigos, vídeos e outros formatos de conteúdo, as marcas podem fornecer informações úteis e esclarecedoras que ajudam as pessoas a tomar decisões informadas sobre a sua saúde.
  3. Educação financeira: o BC pode fornecer informações e conhecimentos essenciais sobre conceitos financeiros. Por meio de artigos, vídeos, infográficos e outros formatos de conteúdo, as marcas podem ensinar princípios financeiros básicos e avançados, ajudando as pessoas a desenvolver habilidades financeiras sólidas.

O BC pode tornar o conhecimento mais acessível e compreensível. Ao utilizar uma linguagem simples, ilustrações e recursos visuais, o BC pode transmitir informações complexas de forma clara e fácil de entender, contribuindo para o aumento da alfabetização funcional. É importante destacar que o BC por si só não resolve os problemas de falta de literacia, mas pode ser um poderoso aliado para complementar iniciativas mais amplas de promoção da educação. Ao utilizar uma abordagem criativa e persuasiva, pode aumentar a consciencialização e a compreensão dessas questões, capacitando as pessoas com conhecimentos essenciais.

Regressar à Página Inicial

Contacte-nos

Preencha o seguinte formulário para enviar uma mensagem