Por Miguel Simões
A forma como olhamos para a comunicação e para o marketing está em constante mudança. Se antes as marcas o faziam de forma pouco personalizada, agora o paradigma mudou.
As marcas olham para o consumidor, têm estratégias bem definidas e pilares que pretendem transmitir às comunidades. O diálogo entre a marca e o consumidor é cada vez mais próximo, dinâmico e a pensar nas necessidades do público-alvo.
É nesta mudança de paradigma que entra o branded content. Falamos de uma estratégia a que várias marcas recorrem e que tem apresentado um grande crescimento no mercado, uma vez que alia vários objetivos fulcrais para as marcas: notoriedade, conteúdo relevante e chegar ao consumidor de forma personalizada.
Para o branded content, as pessoas estão em primeiro lugar. Os conteúdos devem ser relevantes, contemplar formatos diferenciadores e conceitos do interesse do leitor. Algo que não acontece tanto com a publicidade tradicional a que estávamos habituados a assistir. Ter consciência de que o mercado mudou é estar um passo à frente. Muitos projetos de branded content produzidos pelos vários meios de comunicação social em Portugal, em conjunto com os seus parceiros, demonstram que o mais importante é estabelecer uma relação entre as marcas e o cliente; é gerar notoriedade, mas acima de tudo engagement; é tornar a marca confiável aos olhos do leitor.
Dessa forma, é possível criar narrativas envolventes e estabelecer relações mais próximas com os consumidores, nunca esquecendo os objetivos das marcas. Ao contrário do que assistimos noutros formatos de marketing e publicidade, o branded content permite que se explorem narrativas mais criativas e que se corresponda às expectativas dos leitores, fornecendo-lhes conteúdo útil e real.
O mais importante a não esquecer é que falamos de um universo que está em constante mudança. É necessário estarmos preparados para acompanhar a evolução. Essa é a parte desafiante da nossa profissão: adaptarmo-nos diariamente ao que a própria sociedade nos oferece para trabalhar e olhar de forma crítica e estratégica para a atualidade. Só assim conseguiremos desafiar os nossos parceiros com os melhores formatos, os melhores projetos e as melhores iniciativas.
Em jeito de conclusão, a comunicação tem um grande poder na sociedade e cabe-nos a nós conseguir tirar o melhor partido disso. É um trabalho conjunto entre cliente, equipas de branded content, agências, editorial e equipas comerciais. O branded content emergiu com a necessidade de desenvolver estratégias que envolvam o público e as marcas, enquanto potencializa a própria evolução da indústria.
Assistir a esta mudança e receber desafios diários das próprias marcas que olham com bons olhos para o branded content é sempre algo entusiasmante. O mais desafiante é olhar para a marca, para o seu público-alvo, e encontrar a melhor estratégia de comunicação. Já foi percorrido um caminho muito interessante e entusiasmante até aqui, mas acredito que podemos ir ainda muito mais longe.
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